A Polícia Civil concluiu, neste sábado 27, o treinamento básico de tiro para 29 magistrados do Estado do Pará. O treinamento é resultado da parceria entre a Polícia Civil do Pará e a AMEPA (Associação dos Magistrados do Estado do Pará). No total, os juízes tiveram carga horária de 25 horas/aula. A meta principal do treinamento, de acordo com o planejamento do curso, é capacitar os magistrados da AMEPA para o porte de arma de defesa pessoal, contribuindo para o uso eficiente e eficaz do armamento.
A Policia Civil através da ACADEPOL supervisionou e coordenou o curso que foi realizado em duas turmas. Os magistrados assistiram às instruções teóricas sobre origem, tipos, características e funcionamento de armas de fogo e munição; regras de segurança no manuseio de armas; ocorrências com armas de fogo; equipamentos e acessórios, e práticas como desmontagem e montagem de 1º escalão de arma - pistola calibre .40 - com orientações sobre incidentes de tiros e manutenção preventiva, também de manuseio e características do revólver calibre 38.
Ainda, durante o treinamento, os juízes foram orientados sobre técnicas de tiro, manejo, alimentação e carregamento de armas.
O treinamento foi ministrado por instrutores do GPE (Grupo de Pronto-Emprego); Delegado Geral Adjunto, Rilmar Firmino, e instrutores da Academia de Polícia Civil. As aulas ocorreram no auditório da Delegacia-Geral (com a presença do Delegado Geral, Nilton Atayde), na ACADEPOL e no stand do IESP.